24.3.08

Avaliação

O resultado final de uma tecnologia, ou seja, sua avaliação, nos ajuda a identificar em um determinado curso: quem aprendeu, o que aprendeu, e quanto lhe custou para aprender. O resultado de um curso, ou programa, não é determinado pela tecnologia utilizada, mas sim pelo modo como ela foi utilizada. Ou seja, não é o que o designer instrucional quer fazer, mas o que o aluno de fato faz no curso.

Há muitas formas e propósitos para a avaliação, e cada uma pode contribuir para responder a questão de “como podemos melhorar”. O importante é preparar cuidadosamente o design de diferentes formas de avaliação para se obter o máximo de informações possível. Tais informações podem gerar novos conhecimentos, ou verificar os conhecimentos que já temos.

O resultado de várias formas de avaliação podem ser a base para decisões ou políticas a curto e longo prazo. Isso é independente do contexto de um curso – presencial ou virtual. Porém, com o uso de novas tecnologias, há alguns fatores adicionais que devem ser considerados.

Leituras: Avaliação em cursos online - Gilda Campos

Requisitos: essência da avaliação em cursos on-line

Outras leituras

2.3.08

Leitura:

AVALIAÇÃO NO DESIGN E DESENVOLVIMENTO: estratégia de apoio ou parte do processo?
Hermelina Pastor Romiszowski

As demandas e necessidades da audiência

As necessidades da audiência de um curso de capacitação devem guiar as decisões de um designer instrucional. Apesar de ser difícil prever como será o uso do ambiente eletrônico no futuro, o que se sabe hoje sobre os hábitos dos alunos pode ser usado como referência. O conhecimento do perfil da audiência, e suas preferências para acessar informação podem indicar vários aspectos a serem atendidos, limitações e possibilidades de desenvolvimento. Considere as seguintes questões sobre o seu o seu aluno:

• Qual o tamanho do público alvo?
• Qual a distribuição geográfica?
• Há necessidade por acesso descentralizado (de diferentes instituições ou de casa)?
• O seu público necessita de ferramentas especiais ou condições especiais para utilizar os recursos digitais?
• Há vários grupos diferentes de usuários que precisarão de diferentes formas e níveis de acesso?

Se você ainda não tem suficiente informação sobre o seu público para responder essas questões, você precisará de uma estratégia para coletá-las e avaliar se os recursos digitais atendem as demandas atuais e futuras desses usuários.

O nível de tecnologia que o público alvo utiliza para acessar informação digital também deve ser considerado como um fator importante na hora de selecionar os materiais e as metodologias para acesso ao conteúdo. Se os usuários não têm comprimento de banda suficiente para baixar ou visualizar arquivos grandes como o de imagens, por exemplo, este material corre o risco de não ser disseminado com sucesso. Por outro lado, os seus usuários podem ter uma expectativa de sua instituiço a qual ela ainda não está pronta para corresponder. Você precisará então decidir quais são as demandas mais importantes a serem atendidas, e traçar estratégias para desenvolvê-las.