2.3.08

As demandas e necessidades da audiência

As necessidades da audiência de um curso de capacitação devem guiar as decisões de um designer instrucional. Apesar de ser difícil prever como será o uso do ambiente eletrônico no futuro, o que se sabe hoje sobre os hábitos dos alunos pode ser usado como referência. O conhecimento do perfil da audiência, e suas preferências para acessar informação podem indicar vários aspectos a serem atendidos, limitações e possibilidades de desenvolvimento. Considere as seguintes questões sobre o seu o seu aluno:

• Qual o tamanho do público alvo?
• Qual a distribuição geográfica?
• Há necessidade por acesso descentralizado (de diferentes instituições ou de casa)?
• O seu público necessita de ferramentas especiais ou condições especiais para utilizar os recursos digitais?
• Há vários grupos diferentes de usuários que precisarão de diferentes formas e níveis de acesso?

Se você ainda não tem suficiente informação sobre o seu público para responder essas questões, você precisará de uma estratégia para coletá-las e avaliar se os recursos digitais atendem as demandas atuais e futuras desses usuários.

O nível de tecnologia que o público alvo utiliza para acessar informação digital também deve ser considerado como um fator importante na hora de selecionar os materiais e as metodologias para acesso ao conteúdo. Se os usuários não têm comprimento de banda suficiente para baixar ou visualizar arquivos grandes como o de imagens, por exemplo, este material corre o risco de não ser disseminado com sucesso. Por outro lado, os seus usuários podem ter uma expectativa de sua instituiço a qual ela ainda não está pronta para corresponder. Você precisará então decidir quais são as demandas mais importantes a serem atendidas, e traçar estratégias para desenvolvê-las.

3 comentários:

valeria disse...

Nós, no ILB temos uma medida muito interessante sobre a heterogeneidade do público alvo. Além de atendermos prioritariamente servidores do Legislativo e órgãos conveniados, acolhemos alunos de países de língua portuguesa e do Mercosul. As diferenças culturais e de idioma não são a maior dificuldade, a meu ver, as limitações de conexão, navegação e configurações necessárias para acesso ao curso, são mesmo um grande diferencial na evasão desse público específico.

Luciana Beco Madureira disse...

Acho muito importante buscar conhecer seu público alvo e não perder esse foco ao longo do processo. É realmente necessário que se construam instrumentos para se mensurar determinadas características, se não acabamos trabalhando a partir da idéia que temos sobre o nosso público e não sobre o que ele realmente consiste em ser.
Lu Beco

claudia disse...

Não há como delimitar o nosso público alvo já que o ILB abre os cursos para os servidores do SF, CD, assembléias legislativas e para o público em geral. Com a divulgação dos cursos estamos tendo uma avalanche de matrículas a cada semestre. Como trabalhar com esta audiência? Talvez, o aumento de pré-requesitos diminua o número de inscritos e assim o número de alunos evadidos.