29.1.08

O que é o Design Instrucional

O desing instrucional consiste no processo de organizar informações de forma a torná-las significativas e efetivas para a aprendizagem. A prática de planejamento no design instrucional busca soluções para garantir : o acesso, a motivação, o propósito, a estrutura e a compreensão para facilitar a aprendizagem e a construção de competências.

O profissional, designer instrucional deve garantir que:
  • o material educacional seja atrente para o usuário tanto em termos de layout quanto pedagógico
  • a interface seja clara e de fácil navegação
  • há uso apropriado da mídia
  • a selecao das tecnologias da suporte adequado ao processo de aprendizagem.

5 comentários:

Luciana disse...

Algumas instituições acreditam que apenas o professor basta para apresentar um conteúdo para curso na web. Não seria necessário a contratação de um especialista para planejar a melhor instrução para um grupo de alunos. O custo? Política da instituição? Ênfase no ensino e não na aprendizagem?

Tenho muitas expectativas em relação ao curso. Vai ser muito útil nas minhas atividades na Unilegis, que pretende oferecer algumas disciplinas online, além do curso para capacitação continuada de professores.

Dourado disse...

é, Luciana, essa coisa da "equipe multidisciplinar" ainda está num campo bem teórico. A monografia que desenvolvi na França focava exatamente na equipe ideal para se desenvolver cursos a distância e, principalmente, no papel do profissional em ergonomia, ainda tão pouco privilegiado. A Instituição que trabalhamos está longe disso, mas como "longe é um lugar que não existe", quem sabe um dia...

Anna Nascimento disse...

Luciana e Simone, as mudanças tecnológicas são rápidas, mas nossa experiência mostra que as instituições são conseguem acompanhar no mesmo rítmo. Mas "para se mover um montanha começamos carregando a primeira pedra".

A iniciativa do curso de DI mostra que há um grupo de profissionais na instituição (vocês), ainda que pequeno, enfrentando os desafios. Espero que essas semanas de curso ajudem nesse sentido.

Luciana Beco Madureira disse...

Fiquei muito feliz ao descobrir que podia entender o DI através do planejamento pedagógico. Só não entendi ainda onde está a diferença entre os dois; é na forma de planejar? Acredito que o DI tenha uma forma mais estruturada e baseada em estudos científicos. Alguém podia me esclarecer?
Lu Beco

Luciana Beco Madureira disse...

Conversando com Simone e Luciana na quarta passada pude esclarecer minhas dúvidas sobre a natureza do DI. Obrigada meninas, estou muito feliz por estar fazendo esse curso com um grupo tão bom.