O resultado final de uma tecnologia, ou seja, sua avaliação, nos ajuda a identificar em um determinado curso: quem aprendeu, o que aprendeu, e quanto lhe custou para aprender. O resultado de um curso, ou programa, não é determinado pela tecnologia utilizada, mas sim pelo modo como ela foi utilizada. Ou seja, não é o que o designer instrucional quer fazer, mas o que o aluno de fato faz no curso.
Há muitas formas e propósitos para a avaliação, e cada uma pode contribuir para responder a questão de “como podemos melhorar”. O importante é preparar cuidadosamente o design de diferentes formas de avaliação para se obter o máximo de informações possível. Tais informações podem gerar novos conhecimentos, ou verificar os conhecimentos que já temos.
O resultado de várias formas de avaliação podem ser a base para decisões ou políticas a curto e longo prazo. Isso é independente do contexto de um curso – presencial ou virtual. Porém, com o uso de novas tecnologias, há alguns fatores adicionais que devem ser considerados.
Leituras: Avaliação em cursos online - Gilda Campos
Requisitos: essência da avaliação em cursos on-line
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24.3.08
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2 comentários:
Você colocou um aspecto bem interessante sobre avaliação, ressaltando que deve-se levar em conta nao o que o DI quer fazer e sim o que de fato o aluno faz no curso. Nós utilizamos em nossos cursos instrumentos pouco variados de avaliaçao, pois o número de alunos é grande e nossa estrutura não nos permite muitas variações. Pena... Acabamos caindo no tradicional sistema de perguntas e respostas, intercalado com alguns fóruns. Tenho mesmo interesse em buscar novas opções...
Valeria
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