AVALIAÇÃO NO DESIGN E DESENVOLVIMENTO: estratégia de apoio ou parte do processo?
Hermelina Pastor Romiszowski
2.3.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Novas Idéias é um lugar para refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem como designer instrucional no Brasil, nos dias atuais.
2 comentários:
Achei interessante a ênfase dada pela autora na necessidade de se fazer uma avaliação contínua, ou formativa, durante a fase de planejamento e implantação do projeto de DI. Tirar o foco da avaliação da fase final do processo garante ao designer a possibilidade de elaborar materiais mais consistentes e com menos erros.
É importante levar em consideração os critérios através dos quais iremos fazer tal avaliação. No caso dela foram utilizados a utilidade, a consistência, a clareza e a quantidade de informações, mas, apesar de serem muito coerentes, nem sempre esses serão os critérios mais oportunos para determinado projeto.
Ressaltou também a necessidade de se escolher o tipo de análise avaliativa em função do tipo de objetivos que se tem com aquele projeto específico.
Enfim, a avaliação é um tópico muito importante no processo de DI e deve ser feita respeitando-se como, a partir de onde e quando deve ser feita.
Lu Beco
Desculpem, acrescentem ao último parágrafo os objetivos, eu esqueci. bjs Lu Beco
Postar um comentário