12.5.08

Revisando o sistema instrucional

Estamos caminhando para o final de nosso curso de DI. Parece um bom momento para revisarmos o caminho que fizemos até aqui, e verificarmos a consistência nas decisões tomadas nas várias fases do sistema.

Fases do design instrucional

Definir objetivos de aprendizagem
Definir atividades
Definir as atividades de ensino/aprendizagem
Selecionar os modos de distribuição e as tecnologias de apoio
Selecionar a metodologia de ensino/aprendizagem
Identificar os métodos de avaliação

Tecnologias de apoio

Aplicações Multimídia
Grupos de Discussão
Chat
Vídeo
Áudio


Recursos educacionais

Tutoriais – programas que substituem o professor, apresentando informação e guiando o aluno nas fases iniciais de aprendizagem.

Drill and Practice – Ferramentas permitem aos alunos praticar o conhecimento adquirido através de repetições (exemplos e exercícios, etc.) da aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Simulações – Uma aplicação de simulação pode criar, por si só, toda uma experiência de aprendizagem, já que permite apresentar informação, guiar o aluno, facultar a prática e avaliar os conhecimentos adquiridos. Tem ainda a possibilidade de permitir a instrução mais ou menos flexível, ou seja, condicionando as opções do aluno ou deixando-o explorar e testar os seus próprios limites.
Jogos – Os jogos permitem ao aluno praticar a aplicação dos conceitos, um pouco da mesma forma que as aplicações do tipo drill. Tem a vantagem de não repetir as situações que o aluno enfrenta, tornando-se bastante motivadoras.

Ambientes abertos – Consistem num grupo de aplicações flexíveis e abertas na sua interação que, em sincronia com outras ferramentas, promovem a aprendizagem.

Testes – Os testes podem ser usados para avaliação sumativa dos alunos,ou seja, saber se eles atingiram os objetivos de aprendizagem establecidos,e também para avaliação formativa, para que o aluno se conscientise das suas próprias limitações e progressos.

Estratégias de Aprendizagem

Propósito das estratégias de aprendizagem:

Encorajar o contato entre alunos e tutor;
Desenvolver a colaboração entre alunos;
Promover a aprendizagem ativa;
Favorecer o feedback;
Respeitar as capacidades e os estilos de cada aluno

Tipos de estratégias:

Trabalho de Grupo
Discussão
Projeto
Aula presencial
Aprendizagem Colaborativa
Auto-Aprendizagem
Estudo de Casos
Tutoria
Fórum
Entrevista
Problem Based Learning

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